Esquites
Gastronomia pré-hispânica e mestiçagem.
As velhas lendas transmitidas oralmente por gerações, dizem que os esquites – do Nahuatl “milho assado” – foram criados por Tlazocihuapilli, a única mulher que governou os Xochimilcas povo do sul da cidade do México e que deu vida a pratos como – Necuatolli “atole com mel” – ou – Tlapiques “envoltórios em palhas de milho”-.
No entanto, os esquites que são conhecidos hoje são preparações mestiças. “Eles poderiam ser pré-hispânicos pelo milho, mastruz e pimenta serrano, mas sem um ingrediente fundamental que é limão, que chegou com os espanhóis, muito menos com as invenções modernas de queijo e maionese. “A maionese, que é adicionada nos esquites em toda a República Mexicana, não é mais do que uma influência francesa do século XIX”
Tempo de preparo:
Faca do chef – Royal Prestige
Ingredientes:
30 gramas de manteiga
1/2 cebola finamente picada
1 dente de alho finamente picado
10 peças de milho debulhado
4 colher de água
3 galhos de mastruz, mastruço, ou como é popularmente chamado erva-de-santa-maria frescas, desinfectadas e finamente picadas
3 peças de pimenta serrano picadas
2 pitadas de sal
2 pitadas de pimenta do reino
6 limões em suco
60 gramas de queijo fresco ralado
60 gramas de pimenta calabresa em pó
- Debulhe as espigas de milho e pique os ingredientes.
- Pré-aqueça a caçarola de 3,7 lts em fogo médio-alto. Acrescente manteiga, cebola, alho, sal e pimenta do reino cozinhe por 2 minutos; mexa constantemente.
- Acrescente o milho debulhado, a pimenta serrano, a mastruz, a água e misture; tampe e aguarde a válvula apitar, feche a válvula e cozinhe em temperatura média-baixa por 5 minutos.
- Desligue a chama e deixe descansar por um minuto.
- Sirva e tempere ao gosto.