O Chapelão

Logo Marco Meléndez
Logo Marco Meléndez

5 razões para consumir pimentas segundo os astecas

As pimentas, além de ser amplamente utilizadas como condimento, possui propriedades nutricionais e medicinais que o tornam interessante para a saúde. 

 
Aqui estão algumas das suas propriedades medicinais:

  • Benefícios para a circulação sanguínea: A substância principal que causa a sensação picante nas pimentas, a capsaicina, é útil para melhorar a circulação sanguínea. Isso pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e o endurecimento das artérias, reduzindo o risco de ataques cardíacos.
  • Rico em vitaminas A e C: As pimentas são uma excelente fonte de vitaminas A e C. Isso as torna úteis na prevenção de problemas de visão, na manutenção da saúde das mucosas, gengivas e dentes.
  • Remédio tradicional para dor de dente: O uso de pimenta é mencionado em remédios tradicionais dos astecas para aliviar a dor de dente. Frei Bernardino de Sahagún descreve o uso de pimenta, sal e outros ingredientes para tratar problemas dentários.
 
“Para a dor de dente será preciso procurar uma verme revoltona que costuma se reproduzir no esterco, triturá-la junto com ocozute, e passar nas bochechas na parte onde está a dor, e esquentar uma pimenta, e assim aquecê-la aperte com o mesmo dente que dói, e pressione um grão de sal no próprio dente, e pique a gengiva e coloque por cima uma certa erva chamada tlalcacáhuatl. E se não bastasse, retire o dente e coloque um pouco de sal no lugar vazio. […]

Para a doença do tartaro nos dentes e molares será necessário para que não tenhamos, lavamos os dentes com água fria, e limpamos com pano e com carvão moído, e lavamos com sal ; também lave ou limpe-se com uma certa raiz chamada tlatlauhcapatli, e misture a grana com pimenta e sal, e passe nos dentes […]

E vai ser bom tirar o tartaro endurecido dos dentes com uma peça de ferro, e em seguida, coloque um pouco de alume moído, grãos de sal e pimenta.

 
Frei Bernardino de Sahagun.

 

 

  • Produtos para dores musculares: Atualmente, extratos de pimenta são utilizados na fabricação de produtos para dores musculares devido às propriedades antiinflamatórias da capsaicina.
  • Antioxidante: A capsaicina é também um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, que podem contribuir para o envelhecimento. Pesquisas sugerem que a capsaicina pode ser útil na destruição de células cancerígenas.


Além de suas propriedades medicinais, as pimentas são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e outros nutrientes. 

 
Contrariamente à crença comum, o consumo de pimenta não causa úlceras ou danos ao estômago; na verdade, pode promover uma melhor digestão, estimulando a produção de saliva e sucos gástricos.Portanto, as pimentas não são apenas um tempero saboroso, mas também pode oferecer benefícios significativos para a saúde quando consumido de forma equilibrada.

 

Receita 

Hamburguer do O Chapelão

 
A proteína
 
500 grs carne moída
200 grs de bacón fatiado frito
50 grs de farinha de rosca
1/2 cebola finamente picada
1/2 molho de salsinha picada
1 ovo
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Complementos
 
Alface
Rodelas de tomate
Rodelas de cebola roxa
Fatias de avocado
Pão de hamburguer com gergelim
Ketchup (Minha preferida a Hei.z)
Maionesse (Minha preferida a Hei.z)
Mostarda (Minha preferida a Hei.z)
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *