Uma oportunidade gastronômica única e inesquecível.

 

Qual é meu porque?

Ao ser residente e cidadão brasileiro permanente, percebi existe uma visão equivocada de minha cultura em estas terras maravilhosas, infelizmente estigmatizada num estereótipo divulgado por décadas pelas mídias tradicionais (rádio, cinema, jornais e TV).

Como Mexicanos, nosso maior orgulho é sua rica e diversa cultura e com certeza sua extensa gastronomia, além das aportações que deu México ao mundo com seus ingredientes nativos.

Foto: O Chapelão

É uma bagagem que nos acompanha a qualquer canto do mundo onde estamos presentes, sem dúvida alguma.

Foto: O Chapelão

Quais são algumas das dores mais frequentes que já encontrei no caminho?

Os brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de viajar ao exterior (México), acreditam a comida mexicana apresentada no Brasil são apenas Tacos Shell (Tex-Mex, nada a ver…), Quesadillas, Nachos, Burritos, Chilli Bean (também é Tex-Mex), Guacamole (com abacate) e Churros, limitando-se a um cardápio de máximo apenas um par de dezenas de pratos e suas variantes.

Por outro lado, brasileiros e gringos residentes no Brasil que já visitaram os EUA, tomam como falsa referencia a comida servida por lá, pior ainda acreditam é a tradicional, entretanto são escassos os estabelecimentos que fornecem comida raiz, algo é certo, você poderá encontra-la só em algumas cidades ou bairros específicos de migrantes mexicanos.

Existe também o desconhecimento dos ingredientes raiz, muitos destes estão disponíveis com outro nome por diversos cantos do Brasil, além do desconhecimento da historia, técnicas e processos da preparação ancestrais, isto leva a alguns profissionais e empresários a fugir por o lado pratico e fácil (jeitinho brasileiro).

Às vezes, ser alguém de fora e nativo, nos permite fazer observações agudas sobre a realidade das propostas de alimentação fora do lar no Brasil.

Lembre-se…

Cozinhar para alimentar as pessoas, qualquer um… nós nutrimos sua experiência!

 

Qual é a riqueza gastronômica da minha cultura, escassamente conhecida no Brasil?

Nossa cozinha é milenar, o conhecimento foi transmitido geração a geração de maneira verbal e colocando as mãos na massa, por causa disto a UNESCO a reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2010.

Foto: Sectur

No México, temos 4 tipos de cozinhas pré-hispânica, virreinal, contemporânea e progressiva!

Segmentada em 6 regiões (Mar e Deserto, Nordeste, Pacifico do Centro, Campo e Cidade, Entre dois Mares e Sudeste) além dos 18 roteiros gastronômicos.

Gráfico: Sectur

Qual é minha proposta?

Após quase 8 anos de pesquisa, estudo e desenvolvimento de ingredientes, tenho a plena certeza pode se apresentar uma diversidade de pratos tipicamente mexicanos, cabe destacar segundo meus registros, Eu garanto entorno de mais de 750 possibilidades, alguns destes com ingredientes de temporada “Edição Limitada“.

As pessoas como você, poderão apreciar as delícias dos aromas, cores, sabores, sons e texturas da Tradicional Cozinha Mexicana, com insumos comuns às nossas cozinhas brasileiras e mexicanas principalmente de produtores rurais de cada local que estou visitando nas minhas Tournées.

Foto: O Chapelão

Você poderá viajar sem sair do conforto da sua cidade de residencia, pela qualidade dos ingredientes, sabores e notas aromáticas (positivas) e cheiros (negativos).

Reconhecerá a qualidade sensorial e função tanto dos estímulos procedentes dos ingredientes como também das condições fisiológicas, psicológicas e sociológicas dos indivíduos que os avaliam.

Esse é o resultado da interação entre os ingredientes, os processos e o homem, que variam de pessoa para pessoa.

 

Como funciona nossa sequência de experiências?

Para cada encomenda e ou evento, como cozinheiro tradicional mexicano, minha rotina é similar às nossas cozinheiras e cozinheiros no México, acordo bem cedo, tipo às 04:00 am e vou até as feirinhas e mercados locais, escolho ingredientes frescos de nossos produtores rurais e disponíveis no Brasil, todos esses ingredientes são transportados até a nossa ou sua cozinha sendo preparados com o mesmo carinho e detalhe que nossas “mayoras mexicanas” colocam em cada prato.

Foto: Autor desconhecido

Por exemplo, as massas artesanais de milho seco nixtamalizado podem levar até 36 horas (tortillas, totopos, sopes, tlacoyos, chilaquiles, enchiladas, tamales, etc) e algumas carnes maceradas em uma seleção de especiarias importadas do México até 24 horas, previas de iniciar seu evento.

Foto: O Chapelão

Como parte da evolução, integramos ao conhecimento ancestral de mas 3000 anos de história da culinária mexicana, tecnologias do século XXI, com sistemas de cozimento de alta eficiência em aço cirúrgico 316 L, aproveitando e preservando assim todas as propriedades físicas e químicas dos alimentos.

Você, seus familiares ou amigos, terão a oportunidade por causa deste conhecimento de berço, seleção de ingredientes em comum e técnicas de preparo que fazemos, de experimentar e provar não apenas as conhecidas comercialmente “comidas genéricas” no Brasil.

E sim, o autêntico e verdadeiro tempero mexicano por aqui, pois nós somos os únicos no Sudeste Brasileiro que temos este conceito.

 

Minha maior satisfação!

Desde minha chegada ao Brasil, venho realizando as Tournées Gastronômicas, e sempre encontro brasileiros e inclusive gringos, que possuem já uma memoria gastronômica desenvolvida, pois já viveram e experimentaram México por diversas razões como lazer, estudos, moradia ou trabalho.

Eles sempre me comentam o mesmo…

“quanta saudade da comida mexicana, que pena que no Brasil não seja apresentada como ela é!”

Isto me motiva a seguir na frente, confirmando tem pessoas com paladar Educado e Treinado, bem definido.

Veja bem, segundo informações do Ministério de Turismo Mexicano, os brasileiros são nossos visitantes distinguidos ocupando a 7º posição.

Fonte: Sectur

Portanto, só nos últimos 2 anos, são mais de 710,000 pessoas que tem a referencia na sua origem.

Por causa disto, estou compartilhando é possível apresentar autênticas experiências mexicanas inusitadas por aqui!

 

Quais são as possibilidades para você poder conquistar experiências mexicanas inusitadas?

 

JANTAR PREMIUM – “Feche os olhos e abra a boca”

Nosso paquete PREMIUM, é só apenas para pouquíssimas pessoas, aquelas que realmente desejam após haver superado todas as barreiras dos medos e adversidades da vida terrenal; ser guiados com meu conhecimento e poder conquistar sua alma gastronômica em cada um dos obstáculos dos 9 níveis em caminho ao fascinante submundo do Mictlán, sendo bem recebidos pelos seus anfitriões  Mictlantecuhtli e Mictlancihuatl.

Você conhece os 9 níveis?

 

Pacotes buffet mexicano para reuniões, festas e confraternizações:

 

Chichen Itza

O pacote Chichen Itza é o más procurado por nossos clientes, você pode descobrir a diversidade da cozinha mexicana.

TeOTIHUACAN

O pacote Teotihuacan é o pacote intermediário, você poder alcançar um conhecimento periférico do pais dos foodies.

TeNOCHTITLAN

O pacote Tenochtitlán é um clássico, a base da comida de rua em qualquer canto do México, basado na diversidade de massas artesanais de milho nixtamalizado.

TLATELOLCO

O pacote Tlatelolco é o mais simples da Cidade do México, para pessoas com orçamentos apertados e que não abrem mão de cumprir seu sonho.

 

De uma situação temos a certeza, você não irão contratar o mais barato e sim o Melhor!